O PAPEL DA IMPRENSA EM TEMPOS DE CORONAVÍRUS

CHARGE DE MIGUEL PAIVA


Desinformação pode custar vidas

Notícia é a bala disparada: não volta

Quando começou a proliferar o noticiário sobre o novo Coronavírus (covid-19), na 2ª quinzena de janeiro para o início de fevereiro, muita gente subestimou seus impactos. O que se ouviu, muitas vezes, foi tratar-se de alarmismo da imprensa –coisa para vender jornal, atrair audiência. O país, até então, não havia registrado nenhum caso —apenas os de brasileiros residentes na China, especialmente em Wuhan, epicentro do surto.

Menos de 2 meses depois, o que se vê é um quadro inquietante. No mesmo dia que a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o caso como uma pandemia, o Brasil viu seu número de casos confirmados subir 50% em 24 horas. Infectologistas renomados preveem um cenário de crescimento exponencial no decorrer das próximas semanas.

Tudo isso deve nos deixar alertas. Na tentativa de conter o surto, a Itália —onde já registraram mais de 1000 óbitos— adotou medidas extremas. Na prática, os 60 milhões de italianos passaram a ver restringido seu direito de movimentar-se por causa da epidemia. Estão proibidas todas as reuniões públicas até, pelo menos, 3 de abril, e está proibido o comércio considerado não essencial.

Isso afeta não só a saúde. Atinge os negócios. As bolsas asiáticas despencaram depois de um pronunciamento do presidente americano, Donald Trump, restringindo voos provenientes da Europa (exceto Reino Unido). Em todo o mundo, eventos de negócios, de entretenimento e esportivos estão sendo cancelados. Nos Estados Unidos e no Brasil, Google e Facebook —duas das maiores empresas de tecnologia do mundo– recomendam home office aos funcionários.

O vírus, considerado ainda de baixa letalidade (2% dos casos com óbitos) mas de alta capacidade de disseminação, não escolhe classe social nem faixa etária. O pavor com a doença já abala as ações de companhias aéreas. É ainda uma das causas para a expressiva queda da Bolsa brasileira e de outras pelo mundo afora. O impacto disso tudo na economia —e, particularmente, no crescimento da economia mundial e brasileira, causa bastante apreensão. As consequências ainda são de difícil previsão, mas é legítimo acreditar que o impacto no crescimento econômico seja inevitável.

Todo esse cenário das últimas semanas é bem mais apocalíptico do que o traçado pela cobertura da imprensa quando tudo começou, ainda na China.

E são esses efeitos na nossa vida cotidiana, e na vida do país, que reforçam a importância do jornalismo profissional —produzido por veículos tradicionais— para a consolidação da democracia.

É justamente a veiculação de informações devidamente apuradas, checadas e rechecadas, que representam um pilar para a população a separar o trigo do joio que, muitas vezes, estão nas mensagens que circulam nos celulares de muita gente.

Ao trazer luz aos fatos, o jornalismo profissional contribui para que as autoridades públicas, em seus diversos níveis, vejam-se pressionadas a adotar, com mais celeridade, políticas públicas que possam atenuar os efeitos dessa pandemia mundial.

E um dos surtos atuais é a disseminação das chamadas fake news.

Em sua metamorfose constante, na celeridade do dia a dia, muitas vezes a sociedade não tem essa reflexão. As novas tecnologias, com seus acertos e seus erros, alteram o modo de perceber e agir no mundo ao nosso redor. E as ferramentas de comunicação individual, muitas vezes, ajudam a massificar informações incorretas —inclusive sobre o coronavírus, criando desinformação que pode colocar em risco muitas vidas.

Nessa confusão, é fundamental que a imprensa —e isso vale para veículos tradicionais— jamais perca a perspectiva de fazer valer todo o processo correto: informar com responsabilidade, checar antes de comunicar, ouvir antes de falar e combater veementemente as ilações com fatos e dados.

A imprensa não deve julgar nem proteger. Tampouco deve publicar sem antes ouvir todas as partes. Notícia é bala que sai da arma. Se for errada, fere ou mata. Uma vez que saiu, não volta.

Nesses tempos de surtos e de pandemia, mais do que nunca, o jornalismo tem o papel de bem informar, levando informação de qualidade, confiável, para a população — a fim de evitar danos irreversíveis.

ROGÉRIO NERY ” BLOG PODER 360″ ( BRASIL)

Rogério Nery de Siqueira Silva

Rogerio Nery de Siqueira Silva é CEO do Grupo Integração, diretor regional da Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt) e conselheiro da Associação Comercial e Industrial de Uberlândia (Aciub). Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Uberlândia, tem pós-Graduação em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas e foi secretário de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais.

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