ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE ELEVA RISCO GLOBAL DE ” MUITO ELEVADO”

A Organização Mundial da Saúde (OMS) eleva o risco global sobre o coronavírus para “muito elevado”, equiparando a avaliação internacional ao cenário já existente na China desde janeiro. Nesta sexta-feira, a entidade deixou claro que o vírus “continua a aumentar” e que existe a possibilidade de que novos países sejam afetados.

Apenas do surto registrado na Itália, o vírus já ganhou 14 países diferentes. No caso do Irã, a expansão foi para onze países. Desde ontem, cinco novos países registraram os primeiros casos, todos eles importados da Itália.

“O contínuo aumento de novos países é claramente de preocupação”, admitiu o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus. No total, os caso foram registrados em 49 países países, com 67 mortes fora da China. No país asiático, o número de novos casos foi de 329 entre quinta-feira e sexta-feira, o menor aumento em um mês. No total, são 78,9 mil casos na China, com 2,7 mil mortes.

Apesar da mudança na avaliação do risco, a OMS insiste que não está ainda no momento de se declarar uma pandemia. Um dos motivos seria o fato de que não há uma forte transmissão nas comunidades para onde esses vírus chegaram.

“O maior inimigo não é virus. É o medo, rumor e estigma”, disse Tedros. “Nosso maior ativo é fato e solidariedade”, afirmou.

Segundo ele, ainda existe a chance de conter o vírus e, para isso, governos precisam educar populações, identificar os contatos das pessoas afetadas e preparar seus serviços de saúde. “Esse não pode ser o trabalho apenas dos ministérios da Saúde”, insistiu.

Tedros indicou que acredita que os primeiros resultados dos trabalhos para desenvolver novas terapias estarão disponíveis em poucas semanas. Além disso, mais de 20 vacinas estão sendo estudadas. 

JAMIL CHADE ” SITE UOL” ( BRASIL)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *