Olhar sobre desafio e oportunidade
Potenciais empreendedores
A graduação estava se aproximando e a estudante de jornalismo da Universidade Northwestern Stephanie Choporis enfrentou 1 mercado de trabalho difícil –onde suas escolhas eram poucas.
Choporis poderia ter procurado vaga em 1 grande jornal, em uma emissora de Chicago ou em qualquer outro lugar, mas essas oportunidades eram poucas e muito concorridas. Ela poderia ter trabalhado para 1 jornal local ou algo similar on-line. Mas quase 2.000 jornais locais fecharam desde 2004, de acordo com uma pesquisa recente.
Muitos proprietários de publicações “sobreviventes” reduziram suas redações à medida em que as receitas de publicidade e circulação diminuíram. Equipes editoriais diminuíram ¼ de 2008 a 2018, mesmo com aumento de empregos no setor de notícias on-line, segundo o Pew Research Center. Choporis poderia ter trabalho como freelancer. Provavelmente seria gratificamente, mas certamente, arriscado.
Enquanto avaliava suas opções no verão de 2015, Choporis e seus colegas tiveram a oportunidade de apresentar seus cursos ao investidor David Beazley, ex-aluno da Northwestern.
Os alunos tiveram que criar uma empresa de mídia do zero. Choporis e sua equipe produziram o Happenstance, 1 app que oferecia histórias, antecedentes e outras informações sobre bairros de Chicago por meio de pequenos trechos de áudio vinculados a locais específicos da cidade. Beazley achou a plataforma uma ótima ideia e se ofereceu para se reunir com Choporis periodicamente para orientar o projeto.
Beazley os ajudou a elaborar 1 plano de negócios e organizou simulações de entrevistas para que a equipe pudesse praticar para futuras conversas com investidores. O treinamento a ajudou a ver seu potencial como empreendedora, e não apenas como jornalista
“Se ele não aparecesse, acho que nada disso estaria em nosso radar. Ele definitivamente nos apresentou o passo a passo. Aprendi muito desde então, mas ele nos ensinou as bases de algumas coisas que precisávamos saber desde o início. É bom ter 1 mentor”, disse.
Choporis terminou a graduação e foi trabalhar na área do jornalismo. Mas, dentro de 2 anos, percebeu que não queria trabalhar para 1 jornal pequeno ou grande –ou para ninguém em específico. Também não queria ser apenas freelancer. Em vez disso, concentrou suas energias no Happenstance e encontrou a empresária Kathy Bartlett –que, mais tarde, tornou-se sua parceria de negócios.
Depois de comprar 1 escritório no 1871, centro de tecnologia de Chicago, as duas esperavam lançar o aplicativo Happenstance em 2019. Previam que os usuários enviassem conteúdo e patrocinadores –como museus, restaurantes locais e organizações– garantindo “áudio-reportagens”. Pagaram freelancers para escrever textos sobre as ruas de Windy City, focando em bairros mais “descolados”. A geração do milênio provavelmente se tornaria a audiência da Happenstance no futuro –elas previram.
Choporis estava andando em uma direção comum. Empreendedores norte-americanos e canadenses lançaram, em média, duas startups de mídia por mês de 2008 a 2017, de acordo com a pesquisadora Michele McLellan, que monitora agências de notícias locais on-line independentes com o apoio do Reynolds Journalism Institute. A tendência foi, sem dúvida, uma resposta a uma crise enraizada no fracasso dos antigos e novos modelos de negócios do jornalismo.
Depois de anos de jornais impressos afundando na era da internet, empresas de hedge funds e private equity entraram no setor, engolindo veículos de notícias locais menores que ainda lucram com anúncios e cortam funcionários para aumentar o lucro. Ao anunciar planos para adquirir o império do jornal Gannett em agosto, por exemplo, os executivos da GateHouse prometeram cortar US$ 300 milhões em custos da empresa –que seria resultado da fusão.
O mercado não tem sido gentil com publicações on-line –que antes ofereciam uma esperança ao jornalismo ressurgente. O conteúdo viral do BuzzFeed e a publicidade nativa ainda têm 1 lucro consistente. O Vice sofreu vários cortes e reestruturações de pessoal. Mic prometeu uma vez atrair o público milenar, levantando cerca de US$ 60 milhões em financiamento para empreendimentos. Acabou sendo uma aposta ruim, pelo menos para os investidores. No ano passado, foi vendido por US$ 5 milhões.
Além disso, maiores desafios estão além das finanças. Grandes empresas de tecnologia como Apple, Google e Facebook estão expandindo seu controle sobre as notícias. Até instituições como o New York Times e o Washington Post devem considerar sua influência.
A jornalista Stephanie Choporis (foto) fez uma parceria com a empresária Kathy Bartlett para tentar tornar seu app de notícias para celular, o Happenstance, uma realidade
Os empresários, no entanto, encontram oportunidades na adversidade. As barreiras técnicas ao lançamento de 1 novo empreendimento de mídia digital –1 site, podcast ou newsletter, por exemplo– são as mais baixas de sempre. As startups têm várias opções de financiamento, incluindo assinaturas, anúncios e vendas on-line, financiamento coletivo, doações e venture capital (capital de risco, em português).
Hoje, os empreendedores de mídia também aprenderam lições dos inúmeros empreendimentos que fizeram –tanto os que tiveram sucesso, como os que fracassaram– desde o advento da internet, nos anos 1990. Essas experiências levaram a uma proliferação de incubadoras, laboratórios de inovação, bolsas de estudo, entre outros. Eles, por sua vez, encontraram barreiras sociais ao empreendedorismo, como sexismo e racismo.
Alguns novos negócios floresceram em meio a isso:
- The Information, que cobre a indústria de tecnologia;
- The Canary, site de notícias britânico de esquerda;
- The Daily Skimm, que produz 1 resumo diário de notícias para mulheres jovens do meio urbano –que demonstrou como publicações de nicho podem alavancar o poder do bom jornalismo, leitores fiéis e inovações tecnológicas. Fundado pelas ex-produtoras da NBC Danielle Weisberg e Carly Zakin, a newsletter do Skimm tem mais de 7 milhões de assinantes.
Alguns jornais também passaram a ter grande sucesso frente à mídia. No início de 2019, o co-fundador do podcast “Planet Money”, Alex Blumberg, vendeu sua empresa de mídia, Gimlet, para o Spotify por US$ 240 milhões –o que o torna 1 dos jornalistas e empreendedores de maior sucesso de todos os tempos.
O repórter Hamish McKenzie, criou o SubStack, uma plataforma de newsletter que obteve grande sucesso. Os recém-chegados ao jornalismo também se juntaram à mídia, como atestam os sucessos do Politico e do Vox. Fundados em 2007 e 2014, respectivamente, provaram seu valor no mercado hiper-competitivo, mas rico em notícias, de Washington D.C. Seus fundadores deixaram o Washington Post e o Slate para construir sua marca de jornalismo on-line.
Isso não quer dizer que o empreendedorismo seja fácil.
No verão de 2019, Choporis e Bartlett tiveram problemas. Os erros no app demoravam mais do que o esperado para serem corrigidos. As duas estavam financiando o Happenstace. Com recursos limitados, o lado técnico da empresa estava consumindo o orçamento direcionado à contratação de freelancers. “Tornou-se cansativo. Meu coração simplesmente não estava mais ali”, disse Choporis.
Elas decidiram fechar a empresa no fim do ano. Em vez de 1 aplicativo, colocaram suas áudio-reportagens em seu site –apenas para mostrar os frutos de seus esforços. As pessoas podem visitar e ouvir o trabalho de forma ilimitada. Mas as fundadoras decidiram seguir em frente.
Choporis e Bartlett imaginaram 1 aplicativo que casasse tecnologia de geolocalização com reportagens. A decisão foi difícil e triste, mas Choporis também se sentiu aliviada e agradecida por ter tido a oportunidade de trabalhar em seu próprio negócio.
“Muitas vezes eu gosto de analisar todas as hipóteses antes de decidir: ‘ok, não há mais nada a ser feito aqui’”, disse Choporis. “Simplesmente não me pareceu que poderíamos ter ido muito além do que já estamos”.
Elas não estavam sozinhas. Aproximadamente 20% das 329 startups de notícias locais on-line com fins lucrativos que McLellan pesquisou não sobreviveram por 5 anos ou mais. De acordo com levantamento de 2019 com 92 editores de notícias locais, cerca de 40% geram receita de US$ 50.000 ou menos –número dificilmente sustentável. Outros ⅔ disseram que sua principal fonte de receita vem da publicidade local.
Essas probabilidades levaram os mentores a implorar que jornalistas-empreendedores fossem realistas, mantivessem a cabeça aberta para realizar mudanças em seus modelos de negócios.
“O erro [entre empreendedores] é que eles precisam começar algo realmente grande e ter como finalidade uma enorme audiência ou 1 grupo muito grande”, diz Jeremy Caplan, que trabalhou durante anos com fundadores de startups no Tow-Knight Center for Entrepreneurial Journalism, na Universidade de Nova York.
“O que precisamos fazer é ser melhor orientados no ramo das startups, além de trabalhar com pequenas experiências”, diz. Com esse conselho em mente, leia abaixo alguns dos desafios e oportunidades para possíveis empreendedores de mídia.
ENCONTRE SUA COMUNIDADE
O empreendedorismo pode ser 1 negócio solitário, especialmente no começo. Alguns jornalistas-empreendedores de sucesso, no entanto, criaram comunidades para evitar o sentimento de isolamento, que, de outra forma, poderia afastar criadores iniciantes.
A jornalista Sherrell Dorsey trabalhou como escritora, técnica e comerciante nas indústrias de moda e tecnologia. Em 2016, depois de ser freelancer em revistas como Black Enterprise e Fast Company e usar suas habilidade de jornalismo de dados no Uber e Google Fiber, ela fundou o ThePLUG, uma newsletter sobre economia de inovação negra.
“O Plug contextualiza o trabalho realizado pelos negros, chamando para uma narrativa mais ampla sobre como a inovação está avançando. Essas pessoas são desconhecidas”, diz Dorsey.
Em parceria com o Vice, o Plug agora tem “milhares de assinantes” e gera receitas suficientes para contratar 1 editor-gerente e pagar freelancers no Reino Unido, Nova York, San Francisco e Carolina do Sul.
A newsletter não foi suficiente para Dorsey. Ela estava escrevendo sobre inovação, mas fazendo pouco para promovê-la localmente –mesmo que Charlotte tenha se tornado 1 centro de tecnologia em que o empreendedorismo negro é mais alto em relação ao resto do país. Os afro-americanos representam 13% da população norte-americana, mas apenas 0,5% da população “nascem” inovadores, segundo levantamento que aborda os espaços de trabalho de propriedade de negros.
Dorsey queria aproveitar o sucesso do ThePLUG e criar 1 ambiente de apoio em que sua comunidade se fortalecesse. Ela lançou o BLKTECHCLT, uma organização dedicada a promover o empreendedorismo na comunidade afro-americana de Charlotte.
Desde a sua fundação em 2016, cerca de 2.000 pessoas participaram de eventos de networking, se inscreveram em seminários com empresários bem-sucedidos, workshops de codificação ou assinaram o serviço, tornando-se membros por US$ 150 por ano, segundo Dorsey. Ela e seus colegas fizeram parceria com o Fundo de Desenvolvimento de Pequenas Empresas, sem fins lucrativos, para arrecadar US$ 100 mil em microempréstimos para startups locais. A BLKTECHCLT, em outras palavras, tornou-se uma mini financista apoiando novos negócios em Charlotte.
ENCONTRE SEU PÚBLICO
Se você é uma startup de notícias, é melhor identificar seu público bem antes de ir ao ar. Na era da internet, o público é como “veias de ouro”. David Skok pensou que o Canadá poderia ter algumas.
Skok subiu a escada no Global News, com sede no Canadá, foi editor-chefe e vice-presidente digital do Boston Globe, e, finalmente, chefe de estratégia editorial do Toronto Star. Mas, depois de 3 meses trabalhando no Star, saiu em janeiro de 2017 sentindo-se decepcionado. Ele não poderia desempenhar o papel de inovador quando seus superiores se preocupavam apenas com redução de custos.
“Quando saí do Star, estava cansado. Estava cansado de passar por listas de funcionários e pensar em uma dispensa, uma compra ou congelamento de contratações. Como qualquer editor lhe dirá em qualquer redação, aquilo começa a comer sua alma”.
A equipe do Logic na Collision Tech Conference de Toronto, em maio de 2019
Skok não tinha mais interesse em trabalhar para outra grande empresa. Percebeu que precisaria fazer algo sozinho se quisesse permanecer no jornalismo.
Ele acompanhou por muito tempo os desenvolvimentos tecnológicos na América do Norte. Sabia que o Information, da Jessica Lessin, teve 1 enorme sucesso. Como canadense, porém, sabia também que ninguém forneceu notícias de tecnologia como Lessin –mas que também só se concentrou em empresas no Canadá. Isso o levou à ideia do Logic, fundado no ano passado. “Me lembrei de quando eu era uma pessoa criativa. Nunca pareceu 1 trabalho”, afirmou.
Skok não divulga seu número de assinantes. Mas sua taxa anual de US$ 300 fornece a receita suficiente para contratar cerca de 7 pessoas, incluindo editores e repórteres, diz ele. O paywall e as assinaturas são essenciais para o seu plano de negócios. Eles geram 1 caixa suficiente que uma redação precisa para se concentrar no que é relevante. Um serviço de assinatura, cada vez mais popular entre empresas iniciantes de mídia, encaixava-se facilmente em seu público-alvo otimizado para tecnologia, que valoriza as informações sobre seu setor.
Esses leitores também apreciaram as dicas, entrevistas e ideias do Logic. No ano passado, o site noticiou que o governo canadense estudou a ideia de privatizar estradas, aeroportos e empresas públicas, incluindo os Correios, para arrecadar US$ 200 bilhões.
Em maio, Skok assinou 1 acordo de reimpressão com a Postmedia, uma empresa de mídia canadense que se tornou sócia minoritária do Logic, publicando o conteúdo do site em 140 jornais em todo o Canadá. Mais recentemente, em novembro, o Logic anunciou que havia captado US$ 1,8 milhão do Postmedia, Relay Ventures e “investidores anjos” [pessoas físicas ou jurídicas que investem com seu próprio capital]. O Logic era atraente para os investidores exatamente porque havia mostrado ter uma audiência no setor de tecnologia canadense.
ATENHA-SE AO SEU RITMO
Natalia Antelava e Ilan Greenberg estiveram por aí. Antelava percorreu Oriente Médio, Ásia Central e Índia pela BBC. Greenberg escreveu para National Geographic, New York Times, Slate e Wall Street Journal em Hong Kong, Rússia e antiga União Soviética. Colegas de apartamento no Cazaquistão, os 2 mantiveram contato enquanto se estabeleciam em seus respectivos países. Antelava voltou para Geórgia, enquanto Greenberg foi para Nova York.
Enquanto discutiam seu futuro, empresas iniciantes como a Chalkbeat, voltada à educação, e o Marshall Project, que cobre justiça criminal, estavam começando a ganhar elogios. Antelava e Greenberg se perguntavam se podiam desenvolver suas habilidades como correspondentes estrangeiros e alavancar seus contatos no exterior para criar 1 site de notícias focado em assuntos globais. Em 2016, não esperando encontrar investidores, criaram uma organização sem fins lucrativos com sede nos EUA chamada Coda Story. A equipe editorial ficava em Tbilisi, na Geórgia, com Antelava.
Com captação de recursos, eles escolheram 1 bom assunto: Rússia e ex-repúblicas soviéticas. Relataram temas que organizações e grupos pró-democracia desejam impactar, mas que organizações de notícias raramente cobrem profundamente –como desinformação, migração e discriminação LGBTQ+.
Começaram com US$ 50.000 por meio da plataforma de crowdfunding e uma outra pequena doação. No ano seguinte, receberam quase US$ 200 mil. Uma vez que o grupo provasse que poderia fazer 1 bom trabalho com esse financiamento, poderiam pedir 1 valor cada vez maior. Até o momento, estimam que tenham arrecadado até US$ 1,6 milhão em financiamento coletivo e doações individuais.
Eles creditam seu sucesso por seguirem o que consideram como “melhores práticas”. Para o crowdfunding, produziram depoimentos em vídeos promocionais explicando sua ideia e apelaram para amigos, familiares e amplas listas de contatos –1 processo que se tornou uma ocupação em período integral e, às vezes, os fazia se sentirem como vendedores insistentes. “Foi doloroso. Era garantir às pessoas que nunca ou raramente voltaríamos a elas. Para fazer crowdfunding, você deve se preparar para uma experiência desconfortável”.
Hoje, como a revista Wired e jornais estrangeiros geralmente replicam seu trabalho, os co-fundadores da Coda estão tentando descobrir como desabituar das doações –o que só pode crescer em uma organização tão grande antes do “desenvolvimento” assumir o negócio.
Eles realizaram uma conferência em Tbilisi, lançaram newsletters, administraram 1 estúdio que já produziu conteúdo para BBC e ProPublica.
Greenberg e Antelava estão contratando funcionários em Nova York para expandir seu “pool” de talentos, incluindo especialistas que poderiam aumentar o engajamento do público e arrecadar dinheiro de investidores ou colaboradores.
Greenberg espera que o Coda possa fazer 1 acordo com Netflix, Hulu ou outra plataforma de streaming que funcione por mais tempo, lançando vídeos de notícias estrangeiras que sua empresa possa produzir.
APRENDA COM SEUS ERROS
Empresários que erram pelo menos têm a oportunidade de não repetir seus erros.
O Worcester Sun acumulou cerca de 5.000 assinantes e 30.000 endereços em sua lista de e-mails antes de ficar sem dinheiro em caixa em 2018. A publicação on-line de US$ 2 por semana e a edição impressa semanal que cobriam uma antiga cidade no centro de Massachusetts era uma tentativa de preencher o que muitos percebem como o vazio deixado pelo Telegram & Gazette, uma instituição local de 153 anos que sofreu cortes desde que os societários tomaram o controle em 2015.
O fundador, Mark Henderson, ex-repórter esportivo que saiu para dirigir as operações digitais do Telegram, não desistiu depois que o céu escureceu. Um veterano de 15 anos da T&G que foi demitido quando os societários assumiram o controle. “Eu não sou do tipo que se dá bem”, disse. Henderson usou seu enorme banco de dados de leitores para lançar o The016.com, uma rede social para Worcester que oferece feeds personalizados de notícias, esportes, registros policiais, obituários e negócios locais.
O site oferece principalmente informações selecionadas, como links para últimas notícias sobre a região. Mas, às vezes, Henderson dá notícias. Citando registros públicos, o 016 foi o 1º a noticiar a recente venda de uma coleção de lojas arruinada, mas amada, como parte de 1 grande projeto de reconstrução do centro da cidade, por exemplo.
Henderson e seu parceiro de negócios, Kevin Meagher, garantiram 1 punhado de anunciantes que mantiveram o site gratuito em funcionamento. O 016 agora possui 4.600 assinantes e recebe mais de 300 mil visualizações únicas por mês. Em Worcester, isso é, sem dúvida, 1 sucesso. Mas é preciso muito trabalho. “Começar algo novo é 1 combate ‘corpo a corpo’”.
Henderson aprendeu a não ultrapassar o limite. O The Sun quebrou depois que ele lançou a versão impressa –que pareceu ser muito cara. Hoje, Henderson está focado em alavancar seu maior patrimônio: seus dados. Está buscando financiamento para 1 conjunto de apps para ajudá-lo a analisar como o usuário 016 se comporta. Essas análises podem fornecer informações para fornecer o conteúdo personalizado, coletando informações para os anunciantes e monetizar o tráfego de outras maneiras. A longo prazo, ele quer ter lucro e buscar investidores que possam replicar sua rede social virtual hiperlocal em todo o país.
ENCONTRE SEU PARCEIRO DE NEGÓCIOS
Os jornalistas tendem a ter pouca experiência no lado editorial dos negócios: vendas mensais, tecnologia de informação, recursos humanos, orçamento anual, contratos com fornecedores, entre outros. Supervisionar essas tarefas enquanto também escreve e edita pode ser 1 ato de equilíbrio difícil que ilustra por que jornalistas-empreendedores bem-sucedidos geralmente procuram colaboradores com visão de negócios.
Mónica Guzmán começou a trabalhar no Seattle Post-Intelligencer em 2007 como a 1ª jornalista apenas do setor on-line. Deixou o veículo em 2010 depois que Hearst cortou a equipe e pôs fim à versão impressa do jornal. Guzman continuou como freelancer, mas em 2016 decidiu, com Anika Anand, que queria mais como jornalista.
Talvez elas pudessem começar seu próprio negócio. “Se não fizermos agora, se não der 1 mergulho e me arriscar, o que eu farei?”, Guzmán se questionou, à época. Elas achavam que havia 1 mercado para reportagens sobre interações entre os chamados lifers de Seattle, ou nativos, e os recém-chegados que trabalhavam em gigantes multinacionais da cidade e em spinoffs. Ambos grupos queriam também notícias e informações que influenciassem no cotidiano.
Os leitores preferem newsletters e boletins, dizem Guzmán e outros, como Caplan, da CUNY, porque eles lhe dão controle. Bombardeados constantemente com anúncios, paywalls e senhas, os leitores de newsletters não precisam fazer login. Leem em seu próprio horário e se tornam leais rapidamennte. “A inscrição é simples. As pessoas não cancelam a inscrição tão facilmente como você esperaria”, diz Caplan.
Guzmán e Anand sabiam que precisavam de conselhos e ajuda para iniciar uma startup. Tinham amigos em uma editora digital da Flórida: a WhereBy.Us. Sua newsletter, o New Tropic, estava crescendo e gerando lucro. Guzmán e Anand se tiveram contato com o material, imaginando que poderiam usar o mesmo modelo de negócios e tecnologia para duplicar aquele sucesso.
Guzmán e Anand gostaram do estilo do New Tropic. A empresa também trouxe experiência em design de sites e newsletters, 1 modelo de negócios na geração de assinaturas e anúncios e outros serviços que elas precisavam aprender do zero. Os 2 lados concordaram que a empresa lançaria o site, com Anand e Guzmán na frente editorial. No decorrer de uma reunião que durou 3 dias, os funcionários de Guzmán, Anand e do WhereBy.Us criaram o Evergrey –uma referência ao clima chuvoso de Seattle.
“Nós os convencemos a expandir para Seattle e tornar isso possível. Conheço casos em que isso deu terrivelmente errado. Mas aqui temos 3 anos e tem sido ótimo”, disse.
Hoje, o Evergrey tem cerca de 12.400 assinantes, diz Guzmán. É gratuito, mas alguns leitores pagam para apoiar o trabalho de quem produz o material. O Evergrey também ajuda a produzir comerciais para a newsletter e procura patrocínios para edições especiais temáticas.
O trabalho de Guzmán e Anand no Evergrey as deu papéis de liderança no WheryBy.Us. Guzmán recentemente entregou as rédeas do Evergrey a 1 novo editor e assumiu a supervisão das newsletters da empresa em várias cidades. Anand trabalhou como diretora de narrativa no WhereBy.Us antes de se mudar para Lion (Local Independent Online News Publishers), uma associação de editores de notícias on-line independentes locais.
Em seu novo emprego, Guzmán não sentiu remorso. Ela e Anand começaram a querer fortalecer o jornalismo local e oferecer aos moradores de Seattle uma boa leitura. Elas conseguiram.
Os 6 membros fundadores do Republik, fotografados em janeiro de 2018 –no dia de lançamento da publicação
ENCONTRE SEUS INVESTIDORES
O jornal on-line Republik, com sede na Suíça, em língua alemã, lançado em janeiro de 2018, levantou quase US$ 6 milhões em crowdfunding e através de dinheiro de investidores. O sucesso do site e o apoio de leitores e investidores refletem a frustração do público em relação à grande mídia suíça –dizem os fundadores.
Eles e outros se queixaram de grandes empresas de mídia comprando e fundindo vários jornais suíços independentes e emissoras de rádio e TV nos últimos anos que concentram 1 mercado de mídia que, antes, era diversificado. Com isso, diminuíram a qualidade.
Os funcionários dos principais jornais de propriedade da Tamedia, por exemplo, reclamaram de “advertorials” (conteúdo publicitário mascarado de conteúdo jornalístico) enganosos. Ao mesmo tempo, grandes ondas de investimento estão surgindo de políticos de extrema-direita, eurocéticos e anti-imigração. Um exemplo é Christoph Blocher, que os observadores da mídia suíça acusaram de promover perspectivas de direita nos jornais que, antes, eram considerados neutros –mas que foram comprados por Blocher nos últimos anos.
Com 1 site, uma newsletter e 1 app, o Republik publicou recentemente uma investigação sobre os promotores de Zurique que contratam seguranças particulares para prender e interrogar suspeitos.
O Republik é uma empresa com fins lucrativos, instalada no Hotel Rothaus, em Zurique. Tem 50 funcionários em período integral e meio período, além de freelancers. Os fundadores criaram uma cooperativa, o Projeto R., que controla 49% das ações da empresa. Assinantes e outros doadores são automaticamente acionistas do Projeto R. Seis co-fundadores possuem cerca de 35%. Os investidores, que contribuíram principalmente para apoiar a imprensa suíça em vez de receber lucro, possuem outros 15%. O modelo fornece à publicação uma maneira legal de arrecadar dinheiro publicamente, mas garante que alguém que não seja os fundadores e investidores originais mantenha o controle da empresa.
A co-fundadora Clara Vuillemin era especialista em tecnologia interna quando o Republik foi lançada. Criar 1 mindset de acionista foi 1 desafio. Ela costumava achar que precisava cercar os jornalistas para gerenciar os negócios, em vez de analisá-los, por exemplo.
Ultimamente, Vuillemin tem tomado decisões que nenhum jornalista deseja tomar. Ela está cortando gastos nas redações. Os custos estão superando as receitas. Esses números precisam ser revertidos se eles não encontrarem novos investidores. A publicação tem 18.000 assinantes, mas precisa de pelo menos 25.000 para se sustentar, diz ela. Estão procurando mais US$ 1 milhão em financiamento para mantê-los de pé à medida que constroem sua base de leitores pagantes.
Vuillemin está otimista, embora saiba que ela e seus parceiros ainda têm muito o que aprender.
Hoje, Choporis descreve-se como uma “empreendedora que está se recuperando”. Ela procura emprego o tempo inteiro e integra a Chicago Journalists Association. Ela tem poucos arrependimentos. Olhando para trás, Choporis e Bartlett deveriam ter encontrado 1 desenvolvedor de tecnologia que se comprometera a ser um 3º parceiro. Mas seu crescimento pessoal e a experiência na mídia e nos negócios foram transformadores. Dito isso, ela não imagina que lançará 1 novo negócio tão cedo, precisamente porque ela sabe a dedicação que isso necessitaria.
“Eu recomendaria às pessoas que descessem do salto. É ótimo se eles têm uma paixão por isso. Mas eles acham que isso acontecerá com rapidez e facilidade –e isso não acontece. Faça isso se tiver certeza de que é isso que você quer fazer e, principalmente, se tiver meios para fazê-lo”.
JOHN DYER ” NIEMAN LAB” ( EUA ) / “BLOG PODER 360” ( BRASIL)
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*John Dyer é 1 jornalista de Massachusetts. É editor da Associated Reporters Abroad na América.
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