David-Maria Sassoli teve 345 votos
Defende Europa ‘forte e moderna’
O Parlamento Europeu elegeu nesta 3ª feira (3.jul.2019) o socialista italiano David-Maria Sassoli como seu novo presidente.
“Temos que liderar as mudanças necessárias, na verdade, essenciais, para deixar a Europa mais forte e modernizá-la”, disse Sassoli antes da votação no plenário. O italiano, eleito como eurodeputado em maio, pelo bloco dos Socialistas e Democratas (S&D), citou alguns dos desafios principais para o continente, como as mudanças climáticas, imigração e justiça social.
O ex-jornalista de 63 anos garantiu a maioria absoluta dos votos na segunda rodada da votação, conquistando o apoio de 345 parlamentares, de um total de 667 aptos a votar. O socialista superou o tcheco Jan Zahradil, da Aliança dos Reformistas e Conservadores Europeus, o segundo mais votado, à frente da candidata do Partido Verde Europeu, a alemã Ska Keller.
A escolha de Sassoli se soma a outras nomeações para o alto escalão da UE, como a ministra da Defesa da Alemanha, Ursula von der Leyen, indicada para presidir a Comissão Europeia, em substituição a Jean-Claude Juncker. O atual primeiro-ministro da Bélgica, Charles Michel, foi indicado para substituir Donald Tusk na presidência do Conselho Europeu. A presidente do Fundo Monetário Internacional (FMI), a francesa Christine Lagarde, foi indicada para chefiar o Banco Central Europeu (BCE).
Caso as indicações de Von der Leyen e Lagarde sejam confirmadas pelo Parlamento Europeu, elas serão as primeiras mulheres a ocuparem esses cargos.
PUBLICADO POR ” DEUTSCHE WELLE” ( ALEMANHA)
A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.