A DESAPROVAÇÃO DO GOVERNO BOLSONARO AUMENTA, DIZ PESQUISA XP / IPESPE

Presidente Jair Bolsonaro durante cerimonia em homenagem ao dia do Exército. Bolsonaro e ministros ficaram na chuva durente o desfile militar. Brasilia, 17-04-2019. Foto: Sérgio Lima/PODER 360

Alta foi registrada de janeiro a maio

Aprovação caiu de 40% para 35%

Moro é a personalidade mais popular

Pesquisa Ipespe encomendada pela XP Investimentos mostra que cresceu a desaprovação do governo do presidente Jair Bolsonaro. O levantamento, realizado de 6 a 8 de maio, aponta que 31% avaliam a gestão como ruim ou péssima. Em janeiro, o percentual era de 20%.

No mesmo período, a aprovação caiu de 40% para 35%. Leia a íntegra da pesquisa.

(passe o cursor sobre os pontos do gráfico abaixo para consultar o percentual)

O levantamento foi divulgado nesta 6ª feira (10.mai.2019) pela XP Investimentos. Foram feitas 1.000 entrevistas de 6 a 8 de maio de 2019. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Em janeiro, 63% esperavam uma gestão ótima ou boa. O número caiu para 51% em maio.

A expectativa de que a gestão seja ruim ou péssima foi de 15% para 27% –alta de 12 p.p.

(passe o cursor sobre os pontos do gráfico abaixo para consultar o percentual)

PERSONALIDADES
O levantamento também perguntou a opinião da população sobre personalidades da política brasileira. O ministro da Justiça, Sérgio Moro, tem a melhor nota: 6,5. Em seguida, aparecem o presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Economia, Paulo Guedes. Ambos receberam a mesma avaliação: 5,7.

Ficaram com as piores notas os presidentes da Câmara e do Senado, Davi Alcolumbre e Rodrigo Maia, e o candidato do PT ao Planalto nas eleições de 2018, Fernando Haddad.

REFORMA DA PREVIDÊNCIA
Ainda segundo a pesquisa, 62% dos brasileiros afirmam que a mudança no sistema de aposentadorias é necessária –o resultado é 5 pontos percentuais abaixo dos números de janeiro. No entanto, 32% são contra a reforma e 5% não souberam responder.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *