MINISTRO DA DEFESA DA VENEZUELA E GENERAIS DIZEM QUE GUAIDÓ RESPONDERÁ POR VIOLÊNCIA

O Ministro da Defesa da Venezuela, general Vladimir Padrino acaba de fazer um pronunciamento extremamente forte pela televisão venezuelana.

Disse que a maioria dos militares que participaram do levante militar em favor do autoproclamado presidente Juan Guaidó foram enganados por uma suposta articulação militar para afastar Nicolás Maduro e já retornaram aos seus quartéis.

Os comandos do Exército, Marinha e da Aviação Militar igualmente saíram em defesa da ordem constitucional.

Padrino disse que as Forças Armadas reagiram com moderação, para que se evitasse derramamento de sangue mas que, a partir de agora, Guaidó e seus auxiliares, inclusive militares, serão responsabilizados por qualquer violência que ocorra.

Não se pode adivinhar movimentos militares, mas é intrigante a pergunta que faz Helena Chagas: “onde estão os tanques?”.

Se não há tanques, não há quem tenha autoridade para fazê-los rolar e quem tem esta autoridade são comandantes, não praças ou oficiais de baixa patente, como os que apareceram com Guaidó.

São generais e generais não há, ao menos até agora.

A imprensa chegou a apontar o um deles, José Adelino Ornella Ferreira, chefe do Estado Maior do Comando Estratégico Operacional das Forças Armadas como o líder militar do movimento, mas este, minutos depois, foi ao Twitter proclamar sua lealdade a Maduro e ao chavismo.

Ao que parece, os militares estão deixand que se esvazie o movimento, porque uma ofensiva contra militantes e alguns militares, armados de metralhadoras, que cercam a Base Aérea de Carlota, em Caracas, seria um convite ao morticínio e a única possibilidade de Juan Guaidó obter saldo político positivo da aventura em que se meteu.

A confirmar-se a derrota de seu mal improvisado levante militar o “autoproclamado” terá dois caminhos: a prisão e o banco dos réus ou o exílio.

Ambos terríveis para ele: o primeiro, por uma insurreição militar sem tropas; o segundo por torná-lo um “fósforo queimado” para Washington.

FERNANDO BRITO ” BLOG TIJOLAÇO” ( BRASIL)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *